sexta-feira, 21 de maio de 2010

Américo Vespúcio

O nome da América é uma homenagem ao mercador e navegador italiano Américo Vespúcio, primeiro a constatar que as recém-descobertas terras do Novo Mundo constituíam um continente e não parte da Ásia. De volta a Florença, entrou para o serviço da família Medici, que em 1491 o enviou a Sevilha, Espanha, como ajudante de Giannotto Berardi, importante armador e fornecedor dos navios de Cristóvão Colombo. Quando chegou ao local onde mais tarde seria a Guiana, Vespúcio, que parece ter se separado de Ojeda, rumou para o sul pela costa do Brasil. Nessa segunda viagem, de importância fundamental, o navegador italiano partiu de Lisboa no dia 13 de maio de 1501, chegou ao cabo Santo Agostinho no final do mesmo ano, desceu ao largo do litoral do Brasil, avistou a baía de Guanabara e ultrapassou o estuário do rio da Prata, que foi o primeiro europeu a registrar, e alcançou a costa meridional da Patagônia. Vespúcio morreu em Sevilha em 1512.


Alexia

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pierre - Auguste Renoir

Pierre - Auguste Renoir foi um dos mais célebres pintores franceses e um dos mais importantes nomes do movimento impressionista.
Rosa e Azul é uma célebre pintura a óleo sobre tela do artista impressionista francês Pierre-Auguste Renoir. Produzida em Paris no ano de 1881, a obra retrata as irmãs Alice e Elisabeth, filhas do banqueiro judeu Louis Raphael Cahen d’Anvers. É considerada um dos mais populares ícones da coleção do Museu de Arte de São Paulo, onde se encontra conservada desde 1952.
Renoir retratou as duas filhas do banqueiro Louis Raphael Cahen d’Anvers, a loira Elisabeth, nascida em dezembro de 1874, e a mais nova, Alice, em fevereiro de 1876, quando tinham respectivamente seis e cinco anos de idade. O artista realizou vários retratos para as famílias da comunidade judaica da época, e Louis Cahen d’Anvers, casado com a italiana Louise Morpurgo, de uma rica família de Trieste, era um dos mais abastados

terça-feira, 27 de abril de 2010

Nicolau Maquiavel


Nicolau Maquiavel foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento da ciência e da política moderna, pelo fato de haver escrito pelo Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que seu pensamento foi mal interpretado historicamente. Desde as primeiras críticas, feitas postumamente por um cardeal inglês as opniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjetivo maquiavélico, criado a partir do seu nome significa esperteza, astúcia .


Niccolò di Bernardo dei Machiavelli viveu a juventude sob o esplendor político de Florença durante o governo de Lourenço de Médici e entrou para a política aos 29 anos de idade no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dom Quixote

Dom Quixote de La Mancha é um livro escrito pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes.
O livro surgiu em um período de grande inovação e diversidade por parte dos escritores ficcionistas espanhóis. Parodiou os romances de cavalaria que gozaram de imensa popularidade no período e, na altura já se encontravam em declínio. Nessa obra, a paródia apresenta uma forma invulgar. O protagonista, já de certa idade entrega - se a leitura desses romances, perde o juízo, acredita que tenham sido historicamente verdadeiros e decide tornar - se um cavaleiro andante. Por isso, parte pelo mundo e vive seu próprio romance de cavalaria. Enquanto narra os textos do Cavaleiro da Triste Figura, Cervantes satiriza os preceitos de regiam essa historias fantasiosas daqueles heróis de fancaria. A história é representada sob a forma de novela realista.
É uma grande criação de Cervantes. O livro é um dos primeiros das línguas europeias modernas, e é considerado por muitos o expoente máximo da literatura espanhola. Em princípios de maio de 2002 o livro foi escolhido como a melhor obra de ficção de todos os tempos. A votação foi organizada pelo Clubes do Livro Noruegueses e participaram escritores de reconhecimento internacional.

Miguel de Cervantes


Miguel de Cervantes Saavedra, nasceu em Alcalá de Henares, dia 29 de setembro de 1547 e faleceu em Madrid, dia 23 de abril de 1616. Romantista, dramaturgo e poeta espanhol. Sua obra prima, Dom Quixote , muitas vezes considerado um romance moderno, é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerado um dos melhores romances já escritos. Seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura. A sua influência sobre a língua espanhola tem sido tão grande que o espanhol tem sido frequentemente chamado de La lengua de Cervantes.

Guernica



Guernica é o nome de uma das obras mais importantes do século XX, o conhecido painel
pintado por Pablo Picasso. Guernica é também uma cidade espanhola; bombardeada dia 26 de abril de 1937, quase duas mil pessoas morreram e aproximadamente novecentas ficaram
feridas.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Pablo Picasso


Pablo Picasso foi um pintor espanhol, considerado um dos maiores artistas no século XX, era tambem escultor, ceramista e artista gráfico.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Sancho Pança


Sancho Pança é um personagem do livro Dom Quixote del la Mancha, de Miguel de Cervantes. Atua como um personagem contraste à personagem principal, o própio Dom Quixote, enquanto o Dom Quixote é sonho, é fantasia, o Sancho é realista. Na medida em que o relato avança, Sancho, aos poucos, vai aceitando os ''delírios'' do cavaleiro, de quem é o fiel escudeiro. Finalmente, não se pode pensar em Dom Quixote, sem ter junto o notável e comilão Sancho Pança.

Dulcinéia del Toboso



Dulcinéia del Toboso sfoi a paixão de Dom Quixote. Era uma robusta e simples camponesa que vivia em Toboso, um povoado nos arredores de La Mancha, era ela sempre invocada por Dom Quixote antes de suas '' batalhas '' e todas as suas vitórias e feitos históricos eram dedicadas a ela. Ela que num passado distante havia em discreto silêncio tinha tido uma paixão, resolve elevar a deusa de suas aventuras.

Objetivo

♦ O objetivo do blog é:
Dar um significado à
lingua portuguesa escrita , torná-la mais divertida e mais emocionante!...